logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808
  • Reabilitação após o AVC

    Reabilitação após o AVC

    O fisiatra coordena todo o trabalho de reabilitação após o AVC (acidente vascular cerebral), sabendo o momento certo de realizar cada intervenção necessária. O termo AVC (acidente vascular cerebral) é mais conhecido popularmente por seu longo tempo de uso, mas foi substituído por AVE (acidente vascular encefálico), pois pode envolver não apenas o cérebro (hemisférios cerebrais), mas também o tronco cerebral e o cerebelo. A reabilitação após o AVC é fundamental para o paciente, pois o ajuda a se recuperar, da melhor maneira possível. A reabilitação do AVC ajuda o paciente na recuperação das capacidades perdidas e tornar-se novamente independente.

    A promoção do limite possível de independência funcional nas áreas de desempenho do paciente deve ter em conta suas capacidades, motivações e necessidades.reabilitacao-apos-o-avc

    A reabilitação deve ser introduzida precocemente, ainda na fase aguda intra-hospitalar. A recuperação se dá em parte de forma espontânea e em parte pela estimulação adequada (terapias de reabilitação). Envolve a chamada neuroplasticidade, que é a propriedade do sistema nervoso de modificar sua organização em resposta a estímulos do ambiente.

    O fisiatra avalia a necessidade do uso de órteses (auxiliares para posicionar o membro inferior ou superior), da aplicação de toxina botulínica (Botox) e do uso de medicações.
    O médico também assinala o melhor momento para a introdução de tecnologia assistiva, robótica e tecnologias mais avançadas capazes de auxiliar no processo de reabilitação. Existem ainda outros tratamentos, como o uso da estimulação transcraniana, que podem ser úteis em determinados momentos do tratamento, assim como atividades lúdicas como o Wii.

    É importante ressaltar que o tratamento de reabilitação após o AVC de cada paciente é individualizado, pois cada um tem uma lesão cerebral diferente, com sequelas e reações particulares e específicas.

    Os principais objetivos da reabilitação do AVC,  do paciente, são prevenir complicações, recuperar ao máximo as funções comprometidas, de modo a reintegrar o paciente à sociedade melhorando a sua qualidade de vida.

    Deixe um comentário →

Faça um comentário

Resposta cancelada