logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

A aplicação de  toxina botulínica, o Botox (uma das toxinas existentes no mercado), tem se mostrado bastante eficiente no tratamento não somente  da espasticidade (contração muscular permanente que pode levar ao encurtamento de músculos e tendões, deixando o paciente com uma postura anormal e dolorosa), em doenças neurológicas como paralisia cerebral (lesão em uma ou mais áreas do cérebro), AVC, Lesão Medular e nas distonias (contração involuntária de músculos em diferentes partes do corpo). A toxina botulínica, também é hoje, utilizada na migrânea (dor de cabeça que em geral, tem um componente de contraturas musculares da região do pescoço associada) e outras situações que envolvem dor.

Como funciona a aplicação de Botox?

Aplicação de Botox em pacientes

Aplicação de Botox em pacientes

A aplicação é feita através de injeção diretamente no músculo afetado, o que garante efeito mais localizado e reduz a incidência de efeitos colaterais , como ocorre no uso de medicamentos orais.A aplicação pode ser feita com auxílio de um eletroestimulador, ultrassom ou somente usando o conhecimento anatômico.

Esta aplicação pode ser realizada no próprio consultório ou em casos de pacientes mais graves, no centro cirúrgico, com leve indução anestésica.

A toxina botulínica age relaxando a musculatura e parece também estar relacionada a estimulação de regiões do cérebro que  controlam a dor. Idealmente, deve ser seguida de procedimentos de reabilitação como a fisioterapia, terapia ocupacional e uso de órteses para que seu efeito seja mais eficaz e duradouro. Esse “relaxamento” acontece porque o Botox inibe a liberação de um neurotransmissor  , a acetilcolina, que é responsável pela contração do músculo. A toxina botulínica se liga no receptor da célula e impede que a acetilcolina faça a contração do músculo.Este mecanismo também é o mesmo no tratamento de rugas .

A quantidade de aplicação de Botox varia conforme o quadro do paciente e o músculo que está sendo tratado. É importante reforçar que no caso da espasticidade, nem sempre a presença dela, exige tratamento. Ela deve ser tratada quando gera dor , dificulta função ou induz ao desenvolvimento de deformidades.

O médico responsável faz uma avaliação, analisando o tipo de patologia, quais são as lesões e as dificuldades e, a partir dessas informações, monta-se um plano de tratamento que indicará a quantidade de toxina botulínica necessária.

Benefícios da aplicação de Botox

Com a aplicação de Botox, o paciente recupera parcialmente o movimento, adiando ou anulando a necessidade de cirurgia. Como a aplicação é feita diretamente no músculo através de pequenas agulhas, o efeito é localizado e tem poucas contra indicações.

O efeito do medicamento é temporário, variando de acordo com cada paciente.

A toxina botulínica pode ser reaplicada a cada 3 a 4 meses ,mas nem sempre isto é necessário. É importante a reavaliação médica para saber se e quando esta aplicação deve ser feita.

É importante, também, combinar as aplicações com a reabilitação (sessões de fisioterapia ou outros) para que o sucesso do tratamento seja satisfatório.

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais