
Treino com coletes de peso
O uso de coletes de peso incorporados à atividade física tem se tornado uma tendência entre as mulheres de meia-idade nos Estados Unidos. Esse equipamento tem sido um aliado na manutenção da saúde óssea e muscular, dois pilares fundamentais para a longevidade e a qualidade de vida
Coletes de peso são peças de vestuário projetados para adicionar carga extra ao corpo durante os exercícios, como caminhadas ou exercícios de força. Sua utilização aumenta a resistência e desafia os músculos a trabalharem mais.
Um estudo publicado no Journal of Aging and Physical Activity mostrou que em mulheres na pós menoapusa, as que usaram colete com peso leve extra (coletes projetados para este fim) durante caminhadas tiveram um aumento significativo na densidade óssea do quadril após 12 meses.
Outro artigo da Medicine & Science in Sports & Exercise destacou que treinos regulares com coletes de peso aumentaram a força muscular e a resistência cardiovascular em adultos acima de 50 anos.
Este auxílio extra para tentar melhorar o estímulo de produção de massa óssea e massa muscular pode ser mesmo interessante ferramenta mas, CUIDADO… Deve ser prescrito pelo médico, uma vez que pessoas já com osteoporose mais grave, fraturas prévias ou alterações posturais precisam ser avaliadas para entendermos os riscos e benefícios desta ferramenta e se, de fato, é indicada em seu caso.
Você é único e suas indicações de tratamento também.
Pratique atividade com segurança e sinta-se cada dia melhor.