logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

síndrome do manguito rotadorA síndrome do manguito rotador deve-se à lesão de um ou mais tendões de músculos do grupo que compõe o manguito rotador. O manguito rotador é formado por um grupo de quatro músculos que estão posicionados em torno da articulação do ombro. Os músculos são o supraespinhoso, o infraespinhoso, subescapular e o redondo menor que trabalham como uma unidade.

Eles realizam a estabilidade dinâmica  do ombro e impedem movimentos maiores da cabeça do úmero na cavidade glenóide ( mecanismo de encaixe da articulação do ombro).

O tendão com o uso excessivo, como nos esportes ou em lesões repetitivas no trabalho, pode desgastar-se chegando a romper parcial ou integralmente.

A lesão do manguito rotador determina dor no ombro especialmente ao elevá-lo, abduzí-lo e rodá-lo externamente. Ocorre assim, uma perda funcional.

O exame clínico e exames complementares como o ultrassom e a ressonância magnética funcional podem ajudar no diagnóstico.

Tratamento da Síndrome do Manguito Rotador

O tratamento inclui a melhora da dor com fisioterapia e medicação por via oral ou ainda infiltração local, além de medidas para impedir a extensão da lesão.

Uma outra opção é o bloqueio do nervo supraescapular, feito com a infiltração próximo à escápula, com medicamento anestésico (como a lidocaína), resultando em um alívio de mais de 70% da dor imediatamente, de acordo com estudos na literatura.

Medidas como evitar esforços repetitivos como o uso de computador, adaptações ergonômicas, mudança na biomecânica da prática esportiva e modificação na maneira de dormir são fundamentais para que o tratamento seja bem sucedido.

As cirurgias estão indicadas em casos com lesões extensas com grande limitação dos movimentos articulares ou ainda em situações em que as medidas clínicas não foram bem sucedidas.

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais