logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

OsteoartroseA osteoartrose também conhecida como osteoartrite é uma condição crônica em que a cartilagem das articulações é afetada. Isso pode fazer com que o espaço na articulação diminua causando rigidez, dor e perda de movimento.

A causa da osteoartrose não é totalmente conhecida. Ela acomete 20% da população mundial, sendo as mulheres as mais acometidas. Os sintomas mais comuns da osteoartrite são: dor, rigidez da articulação, deformidades (em joelhos e mãos) e perda da função.

Alguns fatores favorecem o aparecimento desta doença. Entre eles podemos citar: idade, obesidade, lesão prévia na articulação, sobrecarga da articulação, fraqueza da musculatura e o componente genético.

Diagnóstico da osteoartrose

Para melhor avaliar o paciente e a extensão da doença, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue, avaliação do líquido dentro da articulação. Outros exames  como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem auxiliar.

Tratamento da osteoartrose

O tratamento da osteoartrose é multifatorial e pode incluir: medicações analgésicas, condroprotetores e fisioterapia. A fisioterapia é de fundamental importância no tratamento pois ajuda na melhora do alongamento e da força muscular.

A osteoartrose também muito comum nas mãos pode necessitar de tratamento de terapia ocupacional que inclui confecção de órteses.
O fisiatra fará prescrição de órteses específicas que serão confeccionadas por este profissional.

Os auxiliares de marcha como a bengala e andador são também muito úteis no tratamento desta doença. Eles podem ajudar a retirar uma parte da carga da articulação quando a dor é fator limitante. Podem ainda diminuir a exigência da articulação acometida e retardar o avanço da doença.

Embora não exista cura para a osteoartrite, é possível melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente.

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato