logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

A lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas, incomodará em algum momento a maioria das pessoas.

Na maior parte dos casos, ela poderá ser resolvida sem maiores problemas. Os casos que necessitam de cirurgia são exceções.

A dor lombar simples deve melhorar com analgésico  ou apenas com repouso parcial em 3 ou 4 semanas. Caso isso não ocorra, é muito importante procurar o médico. Outros sintomas importantes associados à dor na coluna que devem levar o indivíduo ao médico antes deste prazo são: presença de febre (principalmente noturna), perda de peso sem explicação, quedas com dor aguda, formigamento das pernas ou dos pés, alterações súbitas do intestino ou da bexiga em conjunto com a dor lombar, doenças associadas que pioram a qualidade do osso (como osteoporose), uso por longo período de corticóide, uso de hormônios para tratamento da próstata, entre outros.

Causas da lombalgia

lombalgiaAs causas mais conhecidas de lombalgia são as hérnias de disco, protusões de disco e a lombalgia mecânica que, em geral, está associada à síndrome miofascial local (contraturas de músculo). A maneira incorreta de dormir ou o mau posicionamento no trabalho ou mesmo em casa (em atividades de vida diária ou em momentos de lazer) podem aumentar a demanda exercida sobre a coluna com sobrecarga articular, muscular e ligamentar, gerando dores.

Tratamento da lombalgia

De acordo com cada caso, o médico deve indicar medicações, infiltrações, acupuntura, fisioterapia, hidroterapia e exercícios físicos voltados para fortalecimento dos músculos paravertebrais lombares e abdominais, responsáveis por sustentar a coluna. Atenção com a maneira de dormir (e com colchão e travesseiro utilizados), posturas adequadas no trabalho e nas atividades realizadas em casa são fundamentais.

Atividade física como Pilates e yoga, tão realizados nos dias de hoje, também podem ser bons aliados, mas não são indicados em todos os casos e em qualquer momento da dor lombar.

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato