logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

Lesão medular é a perda parcial ou total da sensibilidade e/ou motricidade, levando a uma perda funcional de maior ou menor magnitude. Ela pode afetar significativamente a qualidade de vida.

lesão medularO paciente com lesão medular poderá ter uma sequela de paraplegia ou tetraplegia e inicialmente passará por uma fase chamada choque medular, em que ainda não é possível dizer qual será a consequência da lesão.

Uma importante condição secundária à lesão medular é a síndrome da cauda equina. Ela é decorrente da lesão desta região final da medula que se parece com rabo de cavalo e por isto, recebe este nome.

A importância de perceber os sintomas iniciais dessa patologia é que podemos salvar o paciente de consequências definitivas da lesão neurológica.

A incontinência urinária e fecal e sentimento de anestesia na área interna da coxa podem ser os seus primeiros sintomas. Dor e perda de força de músculos que fazem a elevação e flexão do pé também podem estar presentes.

Causa da lesão medular

A lesão medular pode ter diferentes características e causas, como por exemplo: traumática, lesão congênita, degenerativa, tumoral, infecciosa, sistêmica, vascular e por compressão na hérnia de disco.

Complicações

O ideal após uma lesão medular é evitar as complicações e para isto, é importante conhecê-las.

As mais frequentes são: úlceras de pressão (feridas na pele), infecções de urina (em decorrência de bexiga neurogênica), dificuldades intestinais e deformidades osteomusculares.

A mudança brusca no status funcional modifica toda a vida do indivíduo e não é incomum que existam sentimentos de revolta e que quadros depressivos aconteçam. A intervenção de uma equipe multidisciplinar, incluindo a psicologia, é fundamental para uma boa reabilitação.

Tratamento da lesão medular

O seu tratamento inclui medidas como aprender a esvaziar de forma mais adequada a bexiga, reeducar o intestino, aprender medidas para evitar lesões de pele, fazer reabilitação física e psicológica, entender necessidades de uso específico de órteses, almofadas, cadeira de rodas entre outros.

O tratamento da lesão medular é contínuo e apesar de diversas pesquisas na área, ela ainda não tem cura .

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato