logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

derrame ou avcO derrame, também conhecido como AVC ou ainda acidente vascular cerebral, é caracterizado pela falta de irrigação de uma região do cérebro. Ela é a principal causa de incapacidade no mundo e a segunda causa de morte.

Na fase aguda, o paciente será tratado pelo neurologista para estabilização do quadro e fará uso das medicações necessárias. As sequelas do derrame são muito variadas e podem incluir: disfagia (dificuldade para engolir), afasia (dificuldade na fala), dor (principalmente no ombro), dificuldades motoras, espasticidade (dureza do músculo) ou flacidez, entre outros.

Causas do AVC

O AVC isquêmico, é o mais comum, e é causado por uma falta de irrigação que pode ocorrer por uma obstrução da artéria (vaso) que irriga uma região do cérebro. O AVC hemorrágico é causado por uma falta de irrigação no cérebro devido ao rompimento de um vaso.

Diagnóstico do AVC

No diagnóstico e tratamento do AVC, cabe ao fisiatra coordenar todo o trabalho de reabilitação, sabendo o momento certo de realizar cada intervenção necessária. O fisiatra avalia a necessidade do uso de órteses (auxiliares para posicionar o membro inferior ou superior), da aplicação de toxina botulínica (Botox) e do uso de medicações.
O médico também assinala o melhor momento para a introdução de tecnologia assistiva, robótica e tecnologias mais avançadas capazes de auxiliar no processo de reabilitação. Existem ainda outros tratamentos como o uso da estimulação transcraniana que podem ser úteis em determinados momentos do tratamento assim como, atividades lúdicas como o Wii.

É importante ressaltar que o tratamento de cada paciente é individualizado, pois cada um tem uma lesão cerebral diferente, com sequelas e reações particulares e específicas.

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato