logo

  • Consultório Jardins
    (11)3884-3473
  • Hosp. Albert Einstein Morumbi
    (11)2151-9205
  • Whatsapp
    (11)94558-6808

A bursite corresponde a uma inflamação da bursa (bolsa com líquido que funciona como proteção entre ossos, tendões e músculos). As bursites mais conhecidas são a do ombro e a trocantérica (da região lateral da coxa).

Causas da bursite

As causas da bursite podem ser diversas e se devem ao uso excessivo e repetitivo da articulação próxima da bursa na prática esportiva, trabalho ou no dia a dia.

Exemplos destas situações: dormir de lado em locais muito rígidos ou ficar em pé com o deslocamento total do peso para uma das pernas.Na bursite de ombro , as posturas inadequadas  em situações de trabalho com uso  repetitivo do computador podem estar entre as causas.

As pessoas podem apresentar alterações biomecânicas que alteram o padrão da marcha, da corrida e postura que podem levá-las a ficar em posições que favoreçam o aparecimento da inflamação.

Diagnóstico da bursite

O seu diagnóstico é eminentemente clínico. Exames como o ultrassom podem ajudar, mas não são fundamentais.

Paciente com bursite

Tratamento da bursite

O tratamento inclui repouso parcial, uso de medicações, gelo local, acupuntura e modificação dos fatores causais. Infiltrações locais, às vezes aliviam muito os sintomas.

O fundamental no tratamento da bursite é entender a sua causa para evitar que a dor retorne.

O entendimento das causas da bursite envolve desde aspectos simples como: observar a pessoa em pé, sua forma de pisar, sua postura ao trabalhar e quando dorme, até questões mais complexas.

O diagnóstico de doenças mais graves que deixam o quadril mais rígido (como a artrite reumatóide) levando a sobrecarga da região da bursa trocantérica, pode ser fato determinante para o tratamento adequado.

Outro aspecto importante  para evitar as bursites no ombro e no quadril é a postura ao dormir. Coisas simples como modificar a densidade de um colchão ou orientar ao paciente como utilizar um travesseiro para apoiar o ombro, podem resolver o problema.

A escolha do tratamento mais simples ou a utilização de procedimentos como a infiltração vai depender de toda a análise descrita.

  • Histórias

    Veja a experiência de nossos pacientes no tratamento da dor e reabilitação física, reabilitação motora e reabilitação muscular
    Leia Mais
  • Atendimento Domiciliar

    Atendimento domiciliar para pacientes com muita dor ou dificuldade de mobilidade.
    Saiba Mais
  • Prática de esportes

    A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade varia muito de acordo com cada um
    Saiba Mais

Agendamento

Entre em contato com um de nossos atendentes e realize seu agendamento.

  • Consultório Jardins: (11)3884-3473

  • Hosp. Albert Einstein Morumbi: (11)2151-9205

  • ou preencha o formulário no link contato